A indústria do jogo no Brasil cresce a um ritmo imparável

Quando o mundo foi apresentado pela primeira vez aos jogos eletrônicos, foi no Brasil. Berço da indústria e lar de alguns dos mais prolíficos desenvolvedores de jogos do mundo, o Brasil tem uma abundância de vitrines de jogos e plataformas digitais Mega-Sena online. Hoje, o Brasil é o lar de uma das maiores comunidades de desenvolvimento de videogames do mundo. E com boas razões – os videogames são extremamente populares aqui. De jogos móveis a jogos online, os jogadores brasileiros estão levando a carga para novos reinos de jogo. Em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que em seu próprio quintal: O maior mercado da América do Sul. Em poucos anos, a indústria de jogos no Brasil cresceu de um setor emergente com um espaço insignificante de três mil pés quadrados para sua convenção nacional para uma força global com mais de 10.000 pés quadrados dedicados exclusivamente a jogos de vídeo e seus fãs. Hoje, todo grande desenvolvedor e editor desta indústria em expansão tem presença aqui; da Oculus VR à Ubisoft Brasil e até gigantes como a Sega Sammy Holdings (Sega) têm um estande na E3 2018 para seu prazer de entretenimento. Com tanto crescimento pela frente para esta indústria em rápida expansão, quisemos explorar algumas de suas principais tendências que irão impulsionar seu sucesso futuro.

Os consumidores são o futuro.

De acordo com um relatório da empresa de pesquisa de mercado Newzoo, o mercado global de videogames deverá valer US$ 19,2 bilhões até 2021, contra US$ 13,6 bilhões em 2016. Embora o relatório também mencione que os videogames devem crescer a uma taxa de apenas 6,4% nos próximos cinco anos, vale notar que houve um tremendo crescimento nos dois últimos anos. Mas espera-se que este crescimento continue, com a previsão de que o mercado aumente em média 9,8% a cada ano entre 2021 e 2026. Em outras palavras, em apenas alguns anos, o mercado de videogames será maior do que alguns de seus atuais participantes no mercado.

Vaping é o novo fumo.

Caso você tenha vivido sob uma rocha ou tenha estado longe de casa por algum tempo, o vaping é a prática de usar um cigarro eletrônico, também chamado de e-cigarette, para inalar nicotina e outras toxinas. A nova geração de vaporizadores vem em todas as formas e formatos, incluindo canetas vape, extratos vape, líquidos vape e muito mais. Embora o fumo ainda seja a causa número um de mortes evitáveis nos Estados Unidos, o uso do e-cigarette tem visto um rápido aumento nos últimos anos. Em 2016, de acordo com números do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, quase dois milhões de indivíduos usaram um e-cigarette nos Estados Unidos – ou seja, quase um nono do uso total de e-cigarette no país. Agora, de acordo com um relatório do Centro Nacional de Estatísticas da Saúde, pouco mais de um milhão de pessoas nos Estados Unidos usam atualmente um e-cigarette. Isso é um pouco mais de cem mil em 2013, o ano anterior ao lançamento do relatório.

O console do jogo está em sua saída.

Enquanto os consoles de jogos originais, como o Nintendo, Sony e Sega, ainda têm um seguidor fiel no Brasil, eles foram substituídos em sua terra natal por dispositivos mais novos com tecnologias melhores. Enquanto o Xbox One e PlayStation 4 originais ainda estão disponíveis, eles enfrentam a concorrência de novos dispositivos, como o Xbox One X e PlayStation VR, que foram lançados este ano. A nova raça de consoles, embora poderosa, também funciona em uma plataforma diferente e tem capacidades diferentes. O Xbox One, por exemplo, roda Windows 10, enquanto o novo PlayStation pode rodar tanto Windows quanto PlayStation 4. Como resultado, a indústria de jogos no Brasil precisará continuar se adaptando para atender às necessidades e expectativas em mudança de seus clientes.